os números do design 💵
Empresas com mentalidade estratégica centrada no design, cresceram 211% a mais do que a média nos últimos 10 anos. É o que diz o Relatório da Design Management Institute (DMI). De acordo com o Design Value Index (DVI) da DMI, empresas centradas no design superaram o índice S&P 500 em 211% nos últimos 10 anos.
Isso significa que investir em design não é apenas uma questão estética, mas sim uma estratégia essencial para a criação de valor duradouro e diferenciação competitiva.
Fazendo coro à iniciativa da DMI, a consultoria global McKinsey & Company conduziu uma pesquisa de cinco anos com 300 empresas de diversos setores e regiões, revelando que aquelas com uma forte cultura de design tiveram um crescimento de receita e retorno ao acionista 56% maior em relação às concorrentes.
A empresa também desenvolveu o McKinsey Design Index (MDI), que mensura a performance de empresas em relação ao design e constatou que as que investem consistentemente em design superam as demais.

Design impulsiona engajamento e aumenta satisfação do cliente

Diversas publicações renomadas também comprovam essa realidade. Periódicos como a Wired e o NY Times têm reportado que as empresas mais inovadoras e bem-sucedidas da atualidade são aquelas que utilizam design como diferencial estratégico. A Harvard Business Review enfatiza que o design vai além da aparência; ele envolve a criação de soluções focadas nas necessidades do cliente, levando a um maior engajamento e satisfação.
O design não se limita à criação de logotipos ou embalagens atraentes; ele é uma ferramenta para resolver problemas complexos. O design centrado no usuário (User-Centered Design, UCD) prioriza as necessidades e comportamentos dos clientes, gerando soluções mais eficientes, seguras e agradáveis.

Investimento comprovado e seguro
Neil Patel, uma das maiores autoridades em marketing digital, afirma que o design está intrinsicamente ligado ao sucesso de qualquer estratégia de marketing. Ele argumenta que o design é responsável por criar uma primeira impressão positiva e por facilitar a jornada do cliente ao longo de toda a experiência de compra, seja em um site, loja física ou aplicativo.
O design é um investimento com retorno comprovado. Além de tornar marcas mais memoráveis e criar produtos que geram mais valor para os consumidores, o design é um motor de inovação e crescimento para empresas de todos os tamanhos. Ao priorizar o design, as empresas não estão apenas se posicionando esteticamente, mas estão também melhorando a funcionalidade, a eficiência e, o mais importante, a experiência do cliente.
Seja um logotipo, o interior de um estabelecimento, uma loja virtual, uma maneira melhor de gerir a linha de produção no chão de fábrica – Design ajuda a resolver o problema.
Diante de tantas evidências, resta dizer que não é preciso "acreditar" no design. Seus números já estão comprovados. Basta agora não fazer uma aposta, mas um investimento seguro que irá gerar mais receita e melhores clientes para sua empresa.
O resultado que você não está tendo em sua empresa, pode estar no designer que você ainda não contratou.
- por Bruno Luiz
-
Referências:
The Value of Design
www.dmi.org
-
Artigo “Se você não está investindo em design, está ficando para trás”
www.proxxima.com.br
-
Wired - "Take it From an Expert: Design is More Important Than Ever".
www.wired.com
-
SEBRAE - O Design nas empresas.
www.sebrae.com.br
Back to Top